O IMPACTO DA IA NA ADVOCACIA, BREVES REFLEXÕES.

O IMPACTO DA IA NA ADVOCACIA, BREVES REFLEXÕES.

A Legalweek 2025, realizada em Nova Iorque de 24 a 27 de Março, destacou o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) na advocacia, mas também a reação, preocupação ou até aceitação dos diversos profissionais do Direito no que a este tema diz respeito.

Este evento reuniu mais de seis mil profissionais jurídicos para discutir como a IA está a transformar o setor e, muitos foram os temas abordados, mas a ideia principal que devemos reter é que não há a menor dúvida que, as ferramentas baseadas em IA estão a revolucionar as tarefas como a pesquisa jurídica e a revisão de contratos. ​E isso é algo que não podemos nem devemos ignorar.

É lógico que este avanço, diria fulminante, cria uma necessidade regulatória e nesse âmbito surgem os desafios éticos e regulatórios, desde logo, relacionados com a utilização e/ou partilha de dados.

Outra questão que também não posso deixar de mencionar é o impacto da utilização destas ferramentas na fixação dos honorários e, neste âmbito as opiniões não são unânimes, pois se há quem entenda que os honorários podem aumentar significativamente por meio da utilização da tecnologia, desde logo pelo investimento realizado no âmbito do desenvolvimento da mesma, Sean Fitzpatrick, CEO da LexisNexis, acredita que, a IA poderia aumentar significativamente as taxas de honorários dos advogados seniores, potencialmente atingindo US$ 10.000 por hora na próxima década, devido à melhoria na qualidade e eficiência do trabalho proporcionada pela tecnologia. Dou nota que a minha opinião esta mais próxima desta última. E nessa senda, outra questão que se levanta é a do modelo de formação dos advogados juniores, deixo este tema para uma outra reflexão.

Em suma, dizer que, a Legalweek 2025 evidenciou a transformação que esta a ser levada a cabo pela IA, oferecendo oportunidades para aumentar a eficiência e melhorar a prestação de serviços jurídicos, mas também ressaltou a importância de abordar os desafios éticos e regulatórios para garantir uma integração responsável da tecnologia no setor jurídico.